Sebrae elabora diagnostico de vocações produtivas em comunidades

Sebrae elabora diagnostico de vocações produtivas em comunidades

Like
126
0
quinta-feira, 30 março 2017
Blog

Sebrae realiza diagnóstico de vocação em comunidades ao longo da ferrovia Carajás

 Ação faz parte do projeto Sebrae e Vale de incentivo a produção nas comunidades rurais

O Sebrae, por meio da regional de Santa Inês, visitou recentemente comunidades dos municípios de Pindaré Mirim e Alto Alegre do Pindaré, com o objetivo de fazer o levantamento das vocações produtivas de cada povoado, para compor o diagnóstico que possibilitará o planejamento de ações de empreendedorismo rural, com foco em geração de renda para potenciais empreendedores do campo.

Na ocasião, foram realizadas reuniões coletivas, onde os grupos puderam expor suas aptidões, apresentar os pontos fortes e fracos de cada atividades, ficando mais evidente como atividades preponderantes nas duas comunidades, a criação de aves e suínos, tendo em vista que essas atividades são de baixo investimento e curto ciclo produtivo.

Além da visita técnica para elaboração de diagnostico, o gestor de projetos do Sebrae, Fábio Braga, esteve em mais quatro comunidades que iniciarão o processo produtivo a partir de abril.

A ação é uma continuidade do trabalho realizado pelo Sebrae por meio do projeto Sebrae e Vale de incentivo a produção nas comunidades rurais. O projeto tem trabalhado o programa de geração de renda nas comunidades localizadas ás margens da Ferrovia Carajás, começou em 2016 como uma iniciativa da mineradora Vale em parceria com o Sebrae, beneficiando só na regional de Santa Inês, aproximadamente 500 pessoas de quatro municípios (Alegre do Pindaré,  Tufilândia, Igarapé do meio e Pindaré Mirim)

O Sebrae está fazendo além do diagnóstico, toda parte de conhecimento, inovação e tecnologia que inclui cursos, capacitações e consultorias.

Na comunidade de Alzilândia, onde as ações começaram ano passado, o grupo já está iniciando o ciclo produtivo. Segundo o presidente da Associação de Moradores de Alzilândia, Manoel Rosina, os produtores estão apostando na piscicultura e na horticultura e vislumbram a continuação do trabalho em 2017 com capacitações voltadas para mercado.

De acordo com o gestor de projetos do Sebrae, Fabio Braga, nas comunidades em que os trabalhos foram iniciados em 2016, as atividades propostas estão sendo executadas em ritmo acelerado de desenvolvimento e a culminância será com uma produção significativa de suínos, aves e hortaliças.

“A receptividade tem sido excelente, porque a proposta do programa visa gerar renda de forma continua e não apenas pontual, assim o trabalho do Sebrae está atendendo o anseio das empreendedores rurais”, disse Braga.

Gilciléa Marques

Unidade de Marketing e Comunicação

Regional do SEBRAE em Santa Inês – Ma

Contatos: (98) 8237-3242

Sebrae – Santa Inês -MA (98) 3653 2461

Caru Baladas

43 posts | 0 comments