Programa Balde Cheio é apresentado para produtores rurais de Arari

Programa Balde Cheio é apresentado para produtores rurais de Arari

Like
152
0
terça-feira, 04 abril 2017
Blog

O Trabalho de incentivo a pecuária de leite no município é uma parceria da Prefeitura com o Sebrae

Na manhã desta quinta-feira (30), foi realizada em Arari, uma reunião para apresentar o Programa Balde Cheio, que visa incentivar a pecuária de leite no município, por meio de parceria entre a Prefeitura de Arari e o Sebrae. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arari, e contou com a presença de produtores, representantes do Sebrae, e do município.

A Prefeitura de Arari foi representada pelo prefeito Djalma Melo e pelo secretário municipal de Produção e Abastecimento, José Luís Ribeiro, além de outros integrantes do secretariado do governo municipal. Também participaram do encontro a analista técnica do Sebrae, Kelly Lopes, o agente de desenvolvimento local, Assis Lima Sampaio e vereadores.

O programa Balde Cheio é uma metodologia da Embrapa do Sudeste, desenvolvida com sucesso pelo Sebrae, e tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia, atendendo a demanda de extensionistas de entidades públicas e privadas e de produtores de leite de todo o Brasil. Já implantado com sucesso em Bacabal, Presidente Dutra, Caxias, Imperatriz,  Açailância e Grajaú.

<!–Ads1–>

De acordo com a analista técnica do Sebrae, Kelly Lopes, a palestra proferida pelo consultor do Sebrae e professor da Uema, Raoul Bidjeke, foi para sensibilizar os produtores de leite para a importância de melhorar a produção local, através do Balde cheio e apresentar casos de sucesso de outras experiências do Sebrae Maranhão.

Balde Cheio – Trata-se de uma metodologia de produção de leite de maneira concentrada em um hectare, onde se pode criar até dez animais em lactação, com produtividade que pode chegar até 15 litros de leite ao dia por animal. O programa foi apresentado na vitrine tecnológica da Agritec de Viana e despertou o interesse de muitos produtores rurais, por esse motivo estamos viabilizando para que seja aplicado também em Arari” – explicou o secretário José Luís Ribeiro.

Também faz parte da meta do programa capacitação continuada de técnicos extensionistas e produtores de leite, buscando promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia.

A metodologia inovadora utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como “sala de aula prática” com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos: pesquisadores, extensionistas e produtores e, ao mesmo tempo, apresentar essa propriedade como exemplo de desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em todos os aspectos: técnico, econômico, social e ambiental.

Imagens do evento – Fotos: Secom

Caru Baladas

43 posts | 0 comments