Detran-MA participa de inauguração de Centro de Simuladores em Imperatriz

Detran-MA participa de inauguração de Centro de Simuladores em Imperatriz

Like
132
0
quarta-feira, 22 março 2017
Blog

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), através da 1º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Imperatriz, participou na manhã desta terça-feira (21), da inauguração do Centro de Simuladores em Imperatriz. Desde 1º de janeiro deste ano, as aulas de simulação de direção veicular para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B (automóveis), passou a ser obrigatória.

O chefe da 1º Ciretran, Joaquim Moura, falou da importância da implantação do Centro de Simulador na cidade, que atende à uma determinação da legislação de trânsito.

“O Detran participou da inauguração do Centro que vai proporcionar uma melhoria na formação dos condutores de Imperatriz. O espaço está localizado em perfeitas instalações e de fácil acesso, com profissionais treinados, para atender melhor os candidatos”, destacou Joaquim.

O espaço localizado na Rua Piauí, no Centro de Imperatriz, possui cinco simuladores. Para Gilmar Gama, representante do Sindicato das Autoescolas do Maranhão (Sindauma), o número de simuladores é suficiente para atender a demanda das 22 autoescolas do município. “Os equipamentos estão programados para realizar cerca de 60 aulas de direção veicular por dia, chegando a um total de mil aulas por mês”, disse Gilmar.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tornou obrigatória a informação de carga horária em simulador de direção veicular para  agendamento de Exame Prático de Direção Veicular (EPDV) aos candidatos à 1ª Carteira Nacional de Habilitação, na categoria B. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) devem garantir um mínimo de 5 horas/aula no simulador, sendo uma delas para o aprendizado da condução de automóveis em ambiente noturno.

Todas as autoescolas do Estado, devem atender aos procedimentos definidos por meio da portaria do Detran-MA, nº 12007/2015, requerendo junto ao Departamento, autorização para utilização de simulador de direção veicular, ou ainda apresentar termo de uso compartilhado do equipamento credenciado junto aos centros de simulação. “ Na região tocantina, outros municípios próximos, como Açailândia, também já dispõem de simuladores”, reforçou Gilmar Gama.

Augusto-Cassio

1 posts | 0 comments